.Evolução dos Transportes Coletivos
Você Sabia? I
Em 1885 – É patenteado o primeiro Motor a Gás e a 1ª. Motocicleta do mundo por – Karl Benz na Alemanha.
1886 – É adaptado o 1º. Motor a carruagem no mundo (surgindo assim o primeiro automóvel útil do mundo).
1892 – É patenteado por Rudolf Diesel o “Motor a Diesel”.
Em 1895 – Karl Benz apresenta o 1º. Auto-ônibus do mundo. Surgindo assim o 1º. Transporte coletivo.
1903 – É inaugurada a Fundação Ford Motor Company nos Estados Unidos.
No Brasil a primeira linha regular de passageiros de ônibus no Nordeste, aconteceu no ano de 1934, sendo implementada pelo senhor João Tude (Proprietário da Viação Nordeste) no estado de Pernambuco, ligando a cidade de Garanhuns a Recife. Esse trecho que era de 250 km à época, era percorrido em 15 horas por estradas de terra.
Nos dias atuais os meios de transportes muito evoluíram, tanto na parte coletiva, quanto nos automóveis de luxo. Na contra mão dessa evolução ficou o desenvolvimento de infra estruturas para abrigar tantos veículos, nas grandes cidades de vários países e principalmente do Brasil, é visível o Caos de tráficos automotivos.
A Viação Nordeste continua uma empresa forte na região Nordeste, porém, atualmente quem domina essa região nos transportes coletivos é a empresa Guanabara.
Você sabia? II
História da Roda –
Para muitos cientistas a Roda é o maior invento de todos os tempos, acredita-se que seus inventores foram os povos que habitavam a antiga Mesopotâmia, atual, Iraque, a cerca de 5.500 anos atrás. Foi originada do rolo (um tronco de árvore). Mais tarde esse rolo transformou-se em disco.
A evolução das rodas dos automóveis se originou diretamente das antigas carruagens puxadas a cavalos, dos carros de bois, às quais a principio eram idênticas.
A Roda é também o principio básico de todos os dispositivos mecânicos.
O Mundo gira a Roda a Roda gira o Mundo, o que seria do mundo sem a Roda e sem o mundo girando.
Você Sabia? III
O primeiro carro de Formula 1, não lembra em nada os modelos atuais desenvolvidos a partir de tecnologias de ultima geração.
Jonh Cooper foi o primeiro a construir um carro de Formula 1 com motor posicionado atrás do piloto. Mas o primeiro carro a participar de um grande prêmio de Formula 1 foi o piloto e construtor Ernest Klodwig da Alemanha Oriental, seu Heckmotor – Eigenbau, uma réplica imitando as poderosas e opulentes baratas da Auto Union dos anos 30. Equipado com um motor BMW 328 Klodwig estreou no GP da Alemanha em 1952.
Carro atual de Formula 1, tecnologia de ultima geração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário