Lula, à esquerda no poder que deu certo. Será?!
Quando Getúlio Vargas criou o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), começava a surgir no Brasil, um partido forte de esquerda no Estado Novo Brasileiro. Teve sua existência no período democrático ocorrido entre 1945 e 1965, sendo recriado depois no Regime Militar. De lá para cá, muitos outros partidos foram criados, entre eles o PT, fundado em 1980, pelo então operário da área Metalúrgica, senhor Luiz Inácio Lula da Silva, ou simplesmente Lula. Determinado, Lula percorreu com percalço, luta e persistência, seus sonhos, até alcançar seus objetivos.
Para alcançar seu objetivo maior – o de ser eleito Presidente da República do Brasil – teve que concorrer em cinco eleições (1989, 1994, 1998 e 2002) sendo que só conseguiu ser eleito na 5ª. Campanha com 61,2% dos votos, que totalizaram 52,79 milhões de votos. Teve como aliança partidária o PL, PC do B, PCB e PMN, além do seu partido o PT em 2002 quando foi eleito.
Com um discurso sempre de esquerda arrojada, o candidato Lula não poupava seus adversários em criticas e reivindicações para os operários e as classes menos favorecidas da sociedade.
Em sua trajetória Lula foi conquistando simpatizantes, da área intelectual, artística, esportiva, empresarial e política. Com isso foi se fortificando perante seus adversários como, Fernando Color de Melo, Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Geraldo Alckmin, esses seus maiores adversários nas campanhas.
Enfim em 2002 é eleito Presidente do Brasil, assumindo o cargo em janeiro de 2003. Lula também disputou as eleições de 2006, tendo como adversário Geraldo Alckmin do PSDB, tendo vencido no 2º. Turno com mais de 60,% dos votos válidos.
Passados oito anos do governo Lula, seus objetivos de discurso esquerdista foram alcançados? Há quem diga, que não existe esquerda sendo governo, mas é importante refletir que, os pensamentos, as idéias e ideologias, essas em sendo verdadeiras, elas não mudam e podem ser implementadas enquanto da situação, enquanto governo. Nesse sentido, acredito que o Lula trouxe muito das suas idéias para o seu governo, porém isso não quer dizer que ele tenha idealizado todas, mesmo porque muitos dos seus parceiros de caminhada, pisaram na bola, com corrupções e outras mazelas, tendo manchado de forma significativa seu governo. No entanto com slogan marqueteiros como ‘FOME ZERO’ e ‘BOLSA FAMILIA’ sempre teve a população ao seu lado e como sua grande aliada política, tanto que após seu mandato, conseguiu eleger sua candidata a Presidente Dilma Roussef. (PT).
O fato é que desde que Lula foi eleito Presidente do Brasil, não tivemos uma esquerda sólida, convincente e instigada, contrapondo-se a um governo que era de esquerda, mas que em muitos momentos teve atitudes da direita extremista com atitudes radicais e ditatoriais.
Enfim... Para se ter um bom governo é preciso uma boa oposição. A esquerda no poder, deu certo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário