Preconceito ao Nordeste?!
Desde criança viajo pelo Nordeste brasileiro, (Recife,Salvador,Natal,Aracaju,Maceió,João Pessoa e Fortaleza). Nascido na região Sudeste do Brasil, Rio de Janeiro Capital, graças à profissão do meu Pai (Engenheiro) mudávamos muito de cidades e pelas que passávamos sempre éramos muito bem acolhidos por todos, sejam os garotos com quem fazia amizade, ou meus Pais na vida social, isso me possibilitou ter uma avaliação mais incisiva sobre o povo Nordestino no geral.
Quero aqui falar de um povo que considero muito mais especial, pessoas bonitas, inteligentes, divertidas e de uma simpatia transparente, o povo Cearense. Esse me cativou, tanto que hoje tenho a satisfação de morar já há alguns anos na sua capital Fortaleza e daqui não pretendo sair á não ser a passeio.
Morei também em vários outros estados brasileiros como: São Paulo (Santos) muitos anos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belém e Manaus. Dentre todas essas capitais ou interior por onde algum tempo passei, não existe nem um mais preconceituoso e discriminatório que o pessoal da classe média do Rio de Janeiro – os Paulistas também, mais não tão radicais. Para o carioca todo Nordestino é “Ceará” ou “Paraíba”, para os Paulistas é tudo “Baiano”, o que eles querem é sua mão de obra barata, empurrado pela política de apoio a indústria para o Sudeste desde a era Getulio, tendo a região nordestina sido suplantada pelo coronelismo nordestino, esse preconceito acontece desde os primórdios da história do Brasil, mas que pela qualidade de vida que tem hoje as cidades do nordeste, essa situação poderá se inverter.
Em pleno século XXI isso ficou ou deveria ter ficado para trás, o País precisa de sua unificação para se fortalecer perante a globalização, quantos Gaúchos, Paranaenses, São paulinos, Cariocas, Paraenses, estão vindo morar definitivamente no nordeste? Em Fortaleza são vários e muito bem tratados. Quando aqui um sulista chega o povo Cearense o trata com festa amizade e respeito. Porque não tratá-los no Rio de Janeiro em São Paulo ou Porto Alegre também com carinho e respeito que lhes é devido?!
Quando ouço uma noticia como essa que circulou pela internet onde uma cidadã (Antonia Fontenelle- poderia ser Toinha) Atriz que participou do filme (Assalto ao Banco Central) faz comparativo discriminatório sobre uma crítica que teria recebido a respeito do Filme em que trabalhou (Assalto ao Banco central) afirmando que o crítico tinha “cara de Cearense” de forma preconceituosa, me faz pensar... é, será um orgulho então para os Cearenses que esse critico tenha realmente cara de Cearense porque tem um tremendo bom gosto, pois como a maioria das pessoas que assistirão ao filme, poderam comprovar que o FILME é uma DROGA, muito mal feito, um roteiro muito ruim, dialogo muito fraco, uma direção sem criatividades. Pelo que representou o fato “O Assalto” merecia uma qualidade cinematográfica muito mais bem elaborada a nível Hollydiano, quem sabe dirigido por um dos grandes Cearenses que ocupam espaço no meio artístico nacional e internacional.
Que pena para essa Toinha Fontenelli, não ter o privilégio de conviver com pessoas tão espetaculares como é o povo Cearense. Mas, quero colocar... em tempo... muitos cariocas e são paulinos adoram os CEARENSES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário