segunda-feira, 25 de abril de 2011

As ruas de Fortaleza e a Copa

                                                    As ruas de Fortaleza e a Copa
                          Fortaleza, cidade bela, município da capital do glorioso estado do Ceará, localizada no Nordeste brasileiro, sua toponímia é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos Holandeses durante sua segunda permanência no local, entre 1649 e 1654. Uma das cidades escolhidas para sediar a Copa do Mundo de 2014. Por aqui você encontra um clima extremamente tropical, muito sol, belas praias, excelente para o turismo, muito conhecida por revelar humoristas famosos como; Chico Anísio, de Maranguape, Renato Aragão, de Sobral,Tom Cavalcante, de Fortaleza, Tiririca, de Itapipoca. Escritores como; Raquel de Queiroz, Virgilio Maia, Xico Sá, José de Alencar, para citar alguns. Uma cidade em desenvolvimento.
                            Passeando pelas ruas de Fortaleza, onde á vinte anos nasceu meu filho querido (Isick), começo a me preocupar com algumas situações referentes á infra-estrutura para se receber um evento tão espetacular e diferenciado que é uma Copa do Mundo.
                           Começo então a analisar as seguintes situações. Esta é uma cidade onde suas ruas e avenidas centrais e de referência, foram construídas a mais de quarenta anos, com medidas bem inferiores as necessidades que requerem o fluxo de automóveis e de pedestres nos dias de hoje.  Vejamos algumas dessas avenidas, seu tempo de construção e sua engenharia de tráfego.
                           Comecemos pela av. Desembargador Moreira, situada no bairro nobre da Aldeota, essa avenida da acesso á Praia do Náutico na av. Beira Mar, a Praça Portugal no coração do bairro, a av. Dom Luiz, da acesso direto ao estádio de futebol Castelão – onde possivelmente serão realizados alguns jogos da Copa – a av. Santos Dumont, entre outros acessos importantes. Pergunta: Como uma avenida de acesso tão importante para o desenvolvimento do tráfego na cidade, que teve sua construção há muitos anos atrás, que tem calçadas estreitas, e sua via comportando duas mãos, poderá suprir uma demanda de trânsito de grandes proporções na época do evento de 2014?
                         Outras avenidas estão na mesma situação e ás vezes até pior, são elas; Santos Dumont, Heráclito Graça, Washington Soares, Pontes Vieira, Engenheiro Santana Junior, Pe. Antonio Thomaz, Abolição, Antonio Sales, Rogaciano Leite, Raul Barbosa, Rui Barbosa, Barão de Studart, entre tantas outras, todas defasadas em relação ao tempo de suas construções (mais de trinta anos) aos dias de hoje, onde nos horários de pico, em dias comum de trabalho, o trânsito é completamente caótico. Nessas avenidas as calçadas são minúsculas, dificilmente dá para se caminhar nelas, muitas com buracos, ah! Esses, como são cruéis, tanto para os carros, quanto para os pedestres. A verdade é que Fortaleza precisa renovar e reestruturar sua engenharia de trânsito urgentemente, com ou sem Copa do Mundo, em quatro anos isso aqui pode virar uma São Paulo piorada na questão do trânsito.
                       Essa defasagem não se deve só ao governo atual, (Prefeita Luizianne Lins)(PT) Já no segundo mandato. Se contarmos o tempo da abertura para nova democracia, começando pelo governo da ex-prefeita Maria Luiza Fontenelle (PT) (1986 a 1989) até os dias de hoje, se passaram seis Prefeitos ao total, sendo que nem um tomou iniciativas para ampliar, modernizar e viabilizar essas avenidas ou outras com potencial para o futuro que já chegou. Foram esses os administradores da época:  Depois de Maria Luiza, Ciro ferreira Gomes(PSDB a época) (1989 a 1990) Juraci Magalhães dois mandados (PMDB) ( 1º. 1990 a 1993  2º. 1997 a 2005) Antonio Cambraia (PMDB)(1993 a 1997), enfim a atual Prefeita Luizianne Lins(PT).
                    Toda essa defasagem de ruas e avenidas da cidade de Fortaleza, é fruto de administrações sem compromisso com a cidade e com o povo, sem compromisso com o futuro do desenvolvimento da cidade, é tapa buraco administrativo. Com o passar dos tempos, as mascaras vão caindo, os problemas vão se amontoando, não tem jeito, ou se arruma a casa, ou, a casa cai. Aí é o caos. Adeus Fortaleza bela.  

Carloshomci-Jornalista      

Nenhum comentário:

Postar um comentário