sexta-feira, 25 de março de 2011

Futebol brasileiro (onde estão os craques?)

                                                     Futebol brasileiro e seu direcionamento
                           O que querem os dirigentes, os técnicos, os orientadores de base do futebol brasileiro? Qual a formação dos futuros jogadores em termos de qualidade técnica e talentos? A pergunta é fácil, a resposta, nem tanto. De duas décadas (1990 a 2011) para cá, o talento dos jogadores de futebol, foram colocados de lado por conta de uma idéia de conceito basicamente defensiva dos técnicos, tantos os de base quanto os da principal. Como conseqüência disso, temos tido, tanto nos times, como na seleção, uma formação tática excessivamente defensiva, baseada mais em marcação que em brilho de ataque.
                           Esse estilo de jogo começou lá atrás nos anos 90 com o técnico Lazaronni, estrategista defensivo nato. Mesmo tento em suas mãos grandes atacantes como; Careca(centro avante)Romário e Bebeto, entre outros, a preferência era sempre por um meio de campo de retranca e basicamente sem talento para criatividade. Assim tem acontecido nas ultimas copas. Até a de 1994 e 2002 quando fomos campeões, o time era basicamente retranqueiro, salvos pelo talento de jogadores como, Romário, Bebeto e na seguinte, Ronaldo e Rivaldo.
                          O futebol brasileiro, sempre se destacou com jogadores de grande talento, esses grandes jogadores, com certeza, não deixaram de existir, eles apenas se perderam na preferência de técnicos e dirigentes por defensores pernas de pau. O logro disso é o que se vê hoje nos campos de futebol profissional, quase não vemos meias de talento, meio-campistas, camisa dez, são hoje uma extinção no nosso futebol.                                                                                                                                               
                         Vamos enumerar possibilidades e destaques de grandes craques dos nossos times e também aqueles que jogam em times internacionais:
No Brasil: Flamengo: camisa 10 (Ronaldinho, veterano voltando) pra 2014 não serve.
                   Corinthians: Bruno Cezar, ainda não se firmou.
                   São Paulo: Lucas, apenas promessa.
                   Santos: Ganso, esse verdadeiramente um bom camisa 10.(Obs. Santos também tem um dos maiores craques hoje no Brasil, Neymar)
                   Vasco: Não tem
                   Fluminense: Não tem
                   Botafogo: Não tem
                   Palmeiras: Não tem
                   Internacional: Não tem
                  Grêmio: Douglas, bom jogador, não aproveitado nas convocações de Mano.
                  Dos grandes clubes internacionais, não encontramos nem um camisa 10 brasileiro que seja protagonista.
                 A Copa do Mundo 2014 esta bem próxima, a pieguice continua, salva apenas por um ou outro talento individual. Melhor apresentação na era Mano Meneses, Brasil X EUA (2x0).Neymar e Pato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário